2021
Oralidade e gêneros orais: experiências na formação docente.
Org.: Tânia Magalhães, Luzia Bueno, Débora Costa-Maciel.
Pontes, 2021.
Das teorias à sala de aula: propostas de ensino de gramática.
Org.: Lília Santos Abreu-Tardelli.
Letraria, 2021.
Pesquisas em Linguagem: Diálogos com a contemporaneidade.
Lília Santos Abreu-Tardelli, Anise d’Orange Ferreira.
Pontes, 2021
As contribuições dos linguistas russos dos anos 1920-1930 ao ensino atual de línguas.
Org.: Lília Santos Abreu-Tardelli, D. Riestra.
Letraria, 2021.
Linguagem: Texto e Discurso.
Org.: Regina Celi Mendes Pereira, A. Ernst.
Pontes Editores, 2021.
Luz, câmara, ação: em cena o áudio visual em sala de aula.
Org.: Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, Ana Célia Clementino Moura, Mônica de Souza Serafim.
Editora Perin, 2021.
2020
Atuações docentes no contexto do ProfLetras
Eulália Leurquin & Pollyanne Bicalho.
Pá de palavras, 2020.
Formação continuada de professores de língua portuguesa: a importância do coletivo para a ressignificação do trabalho de ensinar.
Ana Maria de Mattos Guimarães, Anderson Carnin.
Letraria, 2020.
Livro didático: dos contextos aos usos em sala de aula.
Org.: Lília Santos Abreu-Tardelli, Clecio Buzen.
Pipa, 2020.
O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento.
Ana Maria M. Guimarães, A. Carnin, Eliane Gouvêa Lousada.
Letraria, 2020.
Géneros textuales/discursivos y enseñanza/aprendizaje de lenguas en multiples contextos.
Vera Lúcia Cristóvão, Eliane Gouvêa Lousada, Richard B. Matias.
Cordoba: Facultad de Lenguas - Universidad Nacional de Córdoba, 2020.
Géneros textuales/discursivos: actividades profesionales y formación docente
Vera Lúcia Cristóvão, Eliane Gouvêa Lousada, Richard B. Matias.
Cordoba: Facultad de Lenguas - Universidad Nacional de Córdoba, 2020.
Géneros textuales/discursivos académicos
Vera Lúcia Cristóvão, Eliane Gouvêa Lousada, Richard B. Matias.
Cordoba: Facultad de Lenguas - Universidad Nacional de Córdoba, 2020.
Géneros textuales/discursivos y los medios.
Vera Lúcia Cristóvão, Eliane Gouvêa Lousada, Richard B. Matias.
Cordoba: Facultad de Lenguas - Universidad Nacional de Córdoba, 2020.
Géneros textuales/discursivos y tecnologias digitales
Vera Lúcia Cristóvão, Eliane Gouvêa Lousada, Richard B. Matias.
Cordoba: Facultad de Lenguas - Universidad Nacional de Córdoba, 2020.
Ação-Texto-Formação: pesquisas em LA sob a luz do ISD
Org.: Betânia Passos Medrado, Regina Celi Mendes Pereira, Carla Lynn Reichmann.
EDUFPB, 2020.
A BNCC na prática: propostas de trabalho para o ensino de Língua Portuguesa.
Org.: Luzia Bueno, Milena Moretto, Cláudia de Jesus Abreu Feitoza.
Paco Editorial, 2020.
2019
Escrita na Universidade: panoramas e desafios na América Latina.
Regina Celi Mendes Pereira.
EDUFPB, 2019.
Literatura e ensino.
Org.: Eulália Leurquin e Fernanda Coutinho.
Mercado de Letras, 2019.
Ensino e educação especial.
Org.: Eulália Leurquin e Vanda Magalhães Leitão
Mercado de Letras, 2019.
Língua de acolhimento: experiências no brasil e no mundo.
Org.: Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin Luciane Corrêa Ferreira, Cristina Perna, Ricardo Gualda.
Mozaico produção, 2019
Cultura Disciplinar e Epistemes: representações na escrita acadêmica
Org.: Regina Celi Mendes Pereira
Ideia, 2019.
2018
État des apprentissages et pratiques professionnelles du français au Brésil / Estado das aprendizagens e práticas profissionais do francês no Brasil.
Org.: Patrick Chardenet, José Carlos Cunha, Eliane Lousada.
Letraria, 2018.
Letramentos e gêneros textuais/discursivos: aproximações e distanciamentos.
Lília Santos Abreu-Tardelli, Fabiana Komesu
PUC-Minas, 2018.
O lugar da gramática na aula de português
Org.: Eulália Leurquin, Paulo Osório, Maria da Conceição Coelho.
Dialogarts, 2018.
Gêneros textuais no ensino e na aprendizagem das línguas: dos estudos teóricos às práticas didáticas.
Org.: Eliane Gouvêa Lousada, Suélen Maria Rocha.
Appris, 2018.
Oralidade e ensino de Língua Portuguesa.
Tânia Magalhaes, Vera Lúcia Cristovão.
Pontes Editores, 2018.
Sequências e projetos didáticos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: uma leitura.
Vera Lúcia Cristovão, Tânia Magalhães.
Pontes Editores, 2018.
2017
As unidades semióticas em ação estudos linguísticos e didáticos na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo.
Jean Paul Bronckart, Ecaterina Bulea-Bronckart. Org.: Eliane Gouvêa Lousada, Luzia Bueno, Ana Maria de Mattos Guimarães.
Mercado de Letras, 2017.
Ateliê de letras: projetos no tear.
Org.: Regina Celi Mendes Pereira, Poliana Dayse Vasconcelos Leitão
Idea, 2017.
Letramentos em Cena.
Org.: Regina Celi Mendes Pereira, Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa, Mônica Mano Trindade Ferraz.
Idea, 2017.
2016
Francophonie et langue française en Amérique du Sud : problématiques de recherche et d’enseignement.
Org.: Eliane Gouvêa Lousada, Sabrina Bevilacqua, Serge Bilbauw, Laura Masello, Vicente Torres.
Bogotá: Ediciones Uniandes, 2016.
Pluralidade linguístico-cultural em universidades sul-americanas.
Org.: Eliane Gouvêa Lousada, José Carlos Cunha.
Pontes, 2016.
Formação de professores e ensino de língua portuguesa: contribuições para reflexões, debates e ações.
Org.: Ana Maria de Mattos Guimarães, Anderson Carnin, Delaine Califero Bicalho.
Mercado de Letras, 2016.
Formação e trabalho docente: múltiplos olhares para o ensino de língua materna.
Org.: Ana Maria de Mattos Guimarães, Anderson Carnin, Delaine Califero Bicalho.
Pontes, 2016.
Múltiplas facetas de linguagem.
Org.: Eulália Leurquin, Maria João Marcalo, Maria Margarete F. Sousa.
Mercado de Letras, 2016.
Diálogos brasileiros no estudo de gêneros textuais/discursivos.
Org.: Eliane Gouvêa Lousada, Anise d’Orange Ferreira, Luzia Bueno, Roxane Rojo, Solange Aranha, Lília Santos Abreu Tardelli.
Letraria, 2016.
Léxico em cena: contribuições para os estudos lexicais.
Org.: Clotilde A. A. Murakawa, Odair Luiz Nadin, Anise d’Orange Ferreira.
Cultura Acadêmica, 2016.
Entre conversas e práticas de TCC.
Regina Celi Mendes Pereira.
Ideia, 2016.
Léxico e suas interfaces: descrição, reflexão e ensino
Org.: Anise d’Orange Ferreira, Cristina M. Fargetti, Odair Luís Nadin.
Cultura Acadêmica, 2016.
2015
Gêneros orais no ensino.
Luzia Bueno, Terezinha da Conceição Costa-Hübes
Mercado de Letras, 2015
Introdução aos textos clássicos na era digital do terceiro milênio
Anise d’Orange Ferreira
Letraria, 2015
Variedades do léxico
Anise d’Orange Ferreira, Cristina Martins Fargetti, Clotilde de Almeida Azevedo Murakawa.
Letraria, 2015
Caminhos da construção: reflexões sobre projetos didáticos de gênero.
Org.: Ana Maria de Mattos Guimarães, Anderson Carnin, Dorotea Frank Kersch.
Mercado de Letras, 2015
Genres textuels/discursifs et enseignement des langues
Eliane Gouvêa Lousada, Jean-Paul Bronckart
CLE International, 2015.
Pesquisas em Linguística no século XXI: perspectivas e desafios teórico-metodológicos.
Org.: Lília Santos Abreu-Tardelli, Maria Cristina Parreira, Suzi Marques Spatti Cavalari, Odair Luiz Nadin, Daniel Soares da Costa.
Cultura Acadêmica, 2015.
Novos talentos na escrita em sala de aula.
Regina Celi Mendes Pereira
Ideia, 2015.
Letramentos e práticas formativas: pesquisas tecidas nas entrelinhas do ISD.
Regina Celi Mendes Pereira, Betânia Passos Medrado, Carla Lynn Reichmann.
Editora da UFPB, 2015.
Vozes do mundo. Gramática e reflexão.
Lília Santos Abreu-Tardelli, Salete Toledo, Maria Tereza Arruda Campos
Saraiva, 2015
Léxico e Ensino.
Anise de Abreu Gonçalves d’Orange Ferreira, Cristina Martins Fargetti, Odair Luiz Nadin.
Letraria, 2015.
Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade
Elvira Lopes Nascimento, Roxane Helena R. Rojo
Editora Pontes, 2014
Gêneros textuais e formação inicial: uma homenagem à Malu Matêncio
Luzia Bueno, Maria Ângela Paulino Teixeira Lopes, Vera Lúcia Lopes Cristovão (Orgs.)
Mercado de Letras, 2013
Interação, gêneros e letramento: a (re)escrita em foco
Adair Vieira Gonçalves, Milene Bazarim (Orgs.)
Editora Pontes, 2013
Caminhos da construção: projetos didáticos de gênero na sala de aula de língua portuguesa
Ana Maria de Mattos Guimarães, Dorotea Frank Kersch, (Orgs.)
Mercado de Letras, 2012
Gêneros, ensino e formação de professores
Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, José de Ribamar Mendes bezerra, Maria Elias Soares
Mercado de Letras, 2011
Atividade docente e desenvolvimento
Vera Lúcia Lopes Cristovão (Org.)
Editora Pontes, 2011
Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos
Luzia Bueno
Mercado de Letras, 2011
O professor e seu trabalho: a linguagem revelando práticas docentes
Anna Rachel Machado, Eliane Gouvêa Lousada, Anise Ferreira
Mercado de Letras, 2011
Nas trilhas do letramento: entre teoria, prática e formação docente
Adair Vieira Gonçalves, Alexandra Santos Pinheiro
Mercado de Letras, 2011
Linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos
Regina Celi M. Pereira, Pilar Roca
Editora Contexto, 2009
Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais
Lília Santos Abreu-Tardelli, Vera Lúcia Lopes Cristovão (Orgs.)
Mercado de Letras, 2009
O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas
Reinildes Dias, Vera Lúcia Lopes Cristovão (Orgs.)
Mercado de Letras, 2009
Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino
Elvira Lopes Nascimento (Org.)
Claraluz, 2009
O Interacionismo Sociodiscursivo: questões epistemológicas e metodológicas
Ana Maria de M. Guimarães, Anna Rachel Machado, Antónia Coutinho (Orgs.)
Mercado de Letras, 2009
Gêneros de texto no dia-a-dia do ensino fundamental
Ana Maria de M. Guimarães, Daiana Campani-Castilhos, Rafaela Fetzner Drey
Mercado de Letras, 2008
Trabalho de pesquisa: diários de leitura para revisão bibliográfica
Anna Rachel Machado, Eliane Gouvêa Lousada, Lília Santos Abreu-Tardelli
Parábola, 2007
Planejar gêneros acadêmicos
Anna Rachel Machado, Eliane Gouvêa Lousada, Lília Santos Abreu-Tardelli
Parábola, 2005
Gêneros textuais e ensino
Angela Paiva Dionísio, Anna Rachel Machado e Maria Auxiliadora Bezerra [orgs.]
Lucerna, 2007
O Ensino como trabalho: uma abordagem discursiva
Anna Rachel Machado (Org.)
Eduel, 2004
Resumo
Anna Rachel Machado, Eliane Gouvêa Lousada, Lília santos Abreu-Tardelli
Parábola, 2004
Resenha
Anna Rachel Machado, Eliane Gouvêa Lousada, Lília santos Abreu-Tardelli
Parábola, 2004