Aqui você pode verificar todas as publicações recentes dos membros do grupo ALTER, por ano de publicação.
2022
CALABRIA, V. ; LEURQUIN, E. V. L.F. . O CONCEITO DE AUTORIA E A REDAÇÃO DO ENEM: UMA COMPREENSÃO PARA A DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO ESCOLAR. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE), v. 22, p. 205-218, 2022
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/index
CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; SANCHES, Bruno; SMART, Graham. Environmental discourse in Brazilian English-as-a-foreign-language textbooks: socio-discursive practices and their implications for developing students’ critical environmental literacy. Environmental Education Research (ONLINE), v. 28, p. 75-94, 2022.
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13504622.2021.2007855?journalCode=ceer20
LEITE, Evandro Gonçalves ; PEREIRA, Regina Celi Mendes ; BARBOSA, MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES. A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NOS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: DOS DOCUMENTOS OFICIAIS AOS ASPECTOS FORMATIVOS. ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. ONLINE), v. 66, p. 1-29, 2022
https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/13679
PUHL, T. P. ; CARNIN, A. ; MIRA, C. . ¿É um processo muito difícil'. Revista da ANPOLL, v. 53, p. 13-34, 2022.
http://https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1640
2021
CARDOSO, F. O. F.; ABREU-TARDELLI, L. S. Gramática e ensino: um estudo sobre pesquisas e propostas com o objeto gramatical. Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli, v. 10, p. 776, 2021.
http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MigREN/article/view/3305
FAZION, FLAVIA; LOUSADA, ELIANE GOUVÊA. Formação de professores sob a perspectiva da análise do trabalho: dificuldades, conflitos e possibilidades do métier. Fólio - Revista de Letras, v. 13, p. 1-20, 2021.
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/8366
FERRARINI-BIGARELI, MARLENE APARECIDA; CRISTOVÃO, VERA LÚCIA LOPES; VIGNOLI, JACQUELINE COSTA SANCHES. A (des)construção de representações em processo formativo de docentes de Ciências Biológicas sobre letramentos acadêmicos. Revista da ABRALIN, v. 20, p. 1276-1301, 2021.
https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1977
GOMES, R.; LEURQUIN, E. V. L.F. Saberes docentes e o agir professoral de um professor-residente na construção de materiais didáticos no programa residência pedagógica. Percursos Linguísticos (UFES), v. 11, p. 132-131, 2021.
https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/33867
GOMES, ROSIVALDO; LEURQUIN, EULÁLIA VERA LÚCIA FRAGA. O agir professoral e o trabalho de professores em formação inicial representados em relatórios do projeto residência pedagógica. Revista da ANPOLL, v. 52, p. 110-124, 2021.
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1480
JACOB, A. E.; BUENO, LUZIA. Sequências didáticas do gênero debate eleitoral e o desenvolvimento das capacidades de linguagem. Contracorrente, v. 16, p. 68-94, 2021.
http://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/2165
LEITE, E. G.; PEREIRA, R. C. M.. Práticas de letramento acadêmico na construção do pertencimento de alunos de iniciação científica a comunidades de prática: uma análise a partir de relatórios de pesquisa. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 37, p. 1-27, 2021.
https://www.scielo.br/j/delta/a/QLf9YWfKKgmpBFV9knVPhHr/abstract/?lang=pt
LEITE, E. G.; PEREIRA, R. C. M.; BARBOSA, M. S. M. F.. Práticas letradas acadêmicas na iniciação científica de alunos de ensino médio: gerenciamento de vozes de outrem em artigos científicos. Revista da ABRALIN, v. 20, p. 1180-1201, 2021.
https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1965
LEURQUIN, E. V. L.F. ; LEURQUIN, C. C. F. Fake News, desinformação e necessidade de formar leitores críticos. SCRIPTA, v. 25, p. 265, 2021.
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/26681
LOUSADA, E. G. Devenir enseignant : un parcours d'apprentissage du « métier d'enseigner ». Revue de la SAPFESU, v. 1, p. 23-38, 2021.
https://plarci.org/index.php/revue/article/download/900/1035
LOUSADA, ELIANE GOUVÊA. O papel da língua materna no ensino do francês como língua estrangeira: uma velha questão rediscutida à luz das ciências do trabalho. Horizontes, v. 39, p. e021038-27, 2021.
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1285
LOUSADA, ELIANE GOUVÊA; DUARTE, NAIARA ALVES. O uso da língua materna em aulas de francês. Linguagem em Foco, v. 13, p. 12-43, 2021.
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5492
LOUSADA, ELIANE GOUVEA; TONELLI, JACI BRASIL. A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico. SIGNUM [LONDRINA]: Estudos de Linguagem, v. 24, p. 130-148, 2021.
https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41750
PEREIRA, R. C. M.; LEITE, E. G.; LEITE, F. E. G.. Formação de professores no contexto pandêmico: reconfigurações do agir docente por alunos de graduação no estágio supervisionado no ensino remoto emergencial. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 37, p. 1-22, 2021.
https://revistas.pucsp.br/delta/article/view/56059
PIACENTINE DROGUI, AMÁBILE PIACENTINE DROGUI; LOPES CRISTOVÃO, VERA LÚCIA; VETTERLI NUESCH, ENRIQUE. Historieta digital pandémica. Revista da ANPOLL, v. 52, p. 218-237, 2021.
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1572
VIGNOLI, JACQUELINE COSTA SANCHES; FERRARINI-BIGARELI, MARLENE APARECIDA; CRISTOVÃO, VERA LÚCIA LOPES. Letramentos acadêmicos: repertórios de percepções de gestores de universidades públicas paranaenses e experiências prático-investigativas. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 37, p. 1-33, 2021.
https://www.scielo.br/j/delta/a/bMpHZ3X3KrmCjKGRts6cBch/?lang=pt
2020
ANDRADE, A.; PEREIRA, Regina Celi Mendes. Pesquisa, escrita e práticas disciplinares acadêmicas em arquitetura/urbanismo e artes. Revista virtual de estudos da linguagem, v. 18, p. 418-450, 2020.
BACAN ZANI, JULIANA; BUENO, LUZIA; DOLZ, J. As dimensões ensináveis do gênero textual “a comunicação oral em eventos científicos”. LETRAS (UFSM), v. 1, p. 349-370, 2020.
http://https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/42386
CARNIN, A.; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; PEREIRA, L. A.; MIRA, C. C. C. R. Formação de Professores/as: contextos, perspectivas e práticas em Linguística Aplicada. Calidoscópio, v. 18, p. 247-249, 2020.
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/
CRISTOVÃO, V. L. L. ; VIGNOLI, JACQUELINE SANCHES ; BIGARELI, M. A. F. ; RETORTA, M. S. Integrated Laboratory of Scientific-Academic Literacies - LILA?: facing challenges in language education. REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE), v. 1, p. 379-400, 2020.
https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/53338/pdf
CRISTOVÃO, V. L. L.; MIQUELANTE, M. A.; FRANCESCON, P. K.. Sequências de formação: instrumento de mediação no sistema de atividade da formação docente. Revista Virtual de Estudos Da Linguagem, v. 18, p. 466-498, 2020.
http://www.revel.inf.br/files/dfe8bde5ab620bf90dd2ca7f908bd102.pdf
CRISTÓVÃO, VERA LÚCIA LOPES; GOUVÊA LOUSADA, ELIANE; BRUNEL MATIAS, RICHARD. Apresentação. Revista da ANPOLL, v. 51, p. 9-16, 2020.
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1464
CRISTOVÃO, VERA LUCIA LOPES; VIGNOLI, JACQUELINE SANCHES. Ações de Didatização de Gêneros em prol de Letramentos Acadêmicos: práticas e demandas. Horizontes, v. 38, p. e020012, 2020.
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/869
CRUZADO, N. M.; RODRIGUES, R. F. L.; Ferreira, Anise d'O. O trailer de animação infanto-juvenil como gênero para um modelo didático no ensino de inglês. LÍNGUATEC, v. 5, p. 75-94, 2020.
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4604
FERREIRA, Anise; BLACKWELL, Christopher; PALLADINO, CHIARA. Edições digitais nas Clássicas: elementos de gênero na produção e leitura da língua grega e do latim. LINHA D'AGUA, v. 33, p. 113-135, 2020.
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166594
FRANCESCON, P. K.; CRISTOVÃO, VERA L. L. Conflitos vivenciados por professores de língua inglesa em formação inicial: indícios de desenvolvimento docente. EUTOMIA, v. 1, p. 58-77, 2020.
https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/248101
FRANCESCON, PAULA KRACKER; CRISTOVÃO, VERA LÚCIA LOPES. O papel da reflexividade no desenvolvimento profissional docente de professores de Língua Inglesa em formação inicial. Calidoscópio, v. 18, p. 373-392, 2020.
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.07
GOUVÊA LOUSADA, ELIANE. Genres de textes en circulation dans la sphère du travail d’enseignement et dans la formation professionnelle de l’enseignant. Revista da ANPOLL, v. 51, p. 232-247, 2020.
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1422
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; CARNIN, A . Do trabalho com gêneros de texto/discurso no ensino de língua materna: um percurso de continuidades, mudanças e possibilidades. Revista da ANPOLL, v. 51, p. 108-124, 2020.
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1400
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; MATIAS, J. . O papel do coletivo na formação continuada de professores: as comunidades de desenvolvimento profissional. Revista virtual de estudos da linguagem, v. 18, p. 378-398, 2020.
http://www.revel.inf.br/files/11b06398bc140e30084ee901c8899251.pdf
HENTZ, M. I. B. ; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos ; CARNIN, A . Evidências do ensino da escrita em textos de alunos do ensino médio: um olhar para o(s) impacto(s) do agir docente no trabalho com redação para a prova do ENEM. INDAGATIO DIDACTICA, v. 12, p. 109-126, 2020.http://https//proa.ua.pt/index.php/id/article/view/17457
JACOB, ANA ELISA ; BUENO, LUZIA . A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental. Calidoscópio, v. 18, p. 87-103, 2020.
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.181.05
JACOB, ANA ELISA; BUENO, L. O modelo didático do gênero debate eleitoral. REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 18, p. 343-377, 2020http://www.revel.inf.br/files/fa2c81bf1f40e3b981ad8c36a3556206.pdf
LEURQUIN, E. V. L.F.; BEZERRA, R. U. . A leitura de fábulas na perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo. Leitura, v. 1, p. 83-83, 2020.
http://https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/index
LEURQUIN, E. V. L.F.; MODL, F. ; BIAVATI, N. D. F. Cenas de uma atividade de leitura em um contexto de ensino - aprendizagem de português como língua de herança: apontamentos interculturais. Fólio - Revista de Letras, v. 12, p. 391, 2020.
http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/issue/view/394
LEURQUIN, E. V. L.F.; SILVA, M. C.; ANA ANGÉLICA LIMA GONDIM. Formação de professores de PLE: análise e produção material didático como estratégia. TEXTURA - ULBRA, v. 22, p. 197-215, 2020.
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5888/3897
LOUSADA, E. G.. Estudar os processos de desenvolvimento: contribuições para a formação de professores. REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 18, p. 126-160, 2020.
http://www.revel.inf.br/files/e4b1f47b9e873231ead363214d76089e.pdf
LOUSADA, E. G.; ROCHA, S.M.. Articular engenharia didática, clínica da atividade e ergonomia da atividade: por uma proposta de aprendizagem dos saberes do métier do professor de Francês como Língua Estrangeira. CALIDOSCÓPIO (UNISINOS), v. 18, p. 328-350, 2020.
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2020.182.05
LOUSADA, E. G.; SILVA, E. C.; DIAS, A. P. S.. O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência. Revista Linha D´Água, v. 33, p. 161-188, 2020.
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166748
LOUSADA, ELIANE GOUVÊA; FERREIRA, ANISE DE ABREU GONÇALVES D’ORANGE; BARRICELLI, ERMELINDA MARIA; CAMPOS, MARIA INÊS BATISTA. Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores. LINHA D'AGUA, v. 33, p. 1-17, 2020.
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/173215
LOUSADA, ELIANE GOUVÊA; FERREIRA, ANISE DE ABREU GONÇALVES D’ORANGE; BARRICELLI, ERMELINDA MARIA; CAMPOS, MARIA INÊS BATISTA. Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores. LINHA D'AGUA, v. 33, p. 1-17, 2020.
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/173215
MIQUELANTE, MARILEUZA ASCENCIO; CRISTOVÃO, VERA LUCIA LOPES; PONTARA, CLAUDIA LOPES. Agir social e dimensão (inter)cultural: desafios à proposta de produção de sequências didáticas. Revista da ANPOLL, v. 51, p. 153-174, 2020.
https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/1404
MORETTO, MILENA; WITTKE, CLEIDE INÊS; CRISTOVÃO, VERA LÚCIA LOPES; ARTEMEVA, NATASHA. Apresentação: Gênero textual/discursivo como instrumento possibilitador de letramentos: práticas necessárias no contexto formal de ensino. Horizontes, v. 38, p. e020001, 2020.
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/914
ROCHA, S.M. ; LOUSADA, E. G. . A entrevista em autoconfrontação na formação como espaço para verbalização de obstáculos e coconstrução de saberes do métier de professor. TEXTURA - ULBRA, v. 22, p. 216-249, 2020.
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5967
RODRIGUES, L. M. F. S.; LEURQUIN, E. V. L.F.; BRONCKART, E. B.. Contribuições do interacionismo sociodiscursivo para compreender o agir do estagiário. Revista virtual de estudos da linguagem, v. 18, p. 83-109, 2020
http://www.revel.inf.br/files/5698538b4436f0bd58363f8e647765e8.pdf
SANTOS, T. J. F. ; LOUSADA, E. G. . As potencialidades dos tipos discursivos na compreensão dos efeitos da aprendizagem epistêmica no desenvolvimento em uma formação científica de caráter longitudinal. EUTOMIA, v. 1, p. 99-120, 2020.
http://https//periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/248484
SILVA, B. C.; SILVA, G. B.; PEREIRA, Regina Celi Mendes. A prescrição do trabalho docente na matriz de referência para a redação do ENEM. Revista Olhar de Professor, v. 23, p. 1-14, 2020
SOUZA, J. ; MALABARBA, Taiane ; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos . Hold-ups in classroom interaction: The multiactivity of managing students' participation in a Brazilian primary school. Bulletin suisse de linguistique appliquée, v. 111, p. 111-135, 2020.
ZANI, JULIANA BACAN; BUENO, LUZIA; DOLZ, JOAQUIM. A atividade docente e uma proposta de formação para as vídeo-aulas. LINHA D'AGUA, v. 33, p. 91-115, 2020
http://https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166801
2019
ABREU-TARDELLI, LÍLIA SANTOS; VOLTERO, KELLI MILENI. O papel da ficha de avaliação da escuta no ensino do gênero seminário. ENTRETEXTOS (UEL), v. 19, p. 13-42, 2019.
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/37031
ARAUJO, P. F. R.; SILVA, M. C.; LEURQUIN, E. V. L.F.. Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa. EUTOMIA, v. 1, p. 143, 2019
http://https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/147-168/33809
BUENO, L.; DIOLINA, K.; JACOB, A. E. Letramento acadêmico, sequência didática e artigo científico: uma proposta para o ensino superior. Intersecções. Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, v. 12, p. 189-205, 2019
http://https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaInterseccoes/article/view/1393/1275
BUENO, LUZIA; BACAN ZANI, JULIANA. O ensino de um gênero textual oral e a elaboração de uma ferramenta didática. ENTRETEXTOS (UEL), v. 19, p. 43-63, 2019
http://www.uel.br/seer/index.php/entretextos/article/view/37033/25601
CAWS, CATHERINE; LOUSADA, ELIANE; MARRA, ARTHUR. Étayage en ligne et développement de la conscience métacognitiveDeveloping metacognitive strategies through online interactions and scaffolding. Alsic, v. 22, p. 1-25, 2019
https://journals.openedition.org/alsic/3787
DIOLINA, K.; BUENO, LUZIA. Nas ondas do meme em prol do multiletramento. PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA), v. 14, p. 126-138, 2019
http://https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/48838
FERNANDES, ALINE CRISTINA; LOPES CRISTOVÃO, VERA LÚCIA. Análise de -campaignposters-: um repensar sobre a educação ambiental. Entretextos (UEL), v. 19, p. 347, 2019.
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; BARTIKOSKI, F. V. M. À busca de um ensino renovado de gramática: convivendo com embate de identidades do professor de Língua Portuguesa no ensino de gramática. EUTOMIA, v. 1, p. 1-22, 2019
http://https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/1-22
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; CARNIN, A.; BULEA-BRONCKART, E.. Sobre gramática e ensino: um retorno à questão sob a ótica de Ecaterina Bulea Bronckart. Calidoscópio, v. 17, p. 207-223, 2019
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/ld.2019.171.11/60746887
LEITE, E. G.; BARBOSA, M. S. M. F.; PEREIRA, R. C. M. Gêneros textuais acadêmicos na educação profissional técnica de nível médio: uma experiência a partir do resumo científico. REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE), v. 29, p. 63-86, 2019
http://https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/35869/pdf
LOUSADA, ELIANE GOUVEA; FAZION, FLAVIA. O papel do comentário escrito no método da instrução ao sósia e seu uso na formação de professores. SCRIPTA, v. 23, p. 109-123, 2019
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/19768/15883
Maragno (ACD); MENGUEI, S. S.; MORAES, C. G.; REBELO, M. V. D.; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; PIZZOL, T. S. D.. Test of health Literacy for Portuguese-speaking Adults Teste de letramento em saúde em português para adultos. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA (IMPRESSO), v. 22, p. 1-12, 2019
http://dx.doi.org/10.1590/1980-549720190025
OSTERMANN, Ana Cristina ; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos . A Linguística Aplicada que se faz 'aqui': dez anos formando doutoras e doutores. Calidoscópio, v. 17, p. 687-698, 2019
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2019.174.01
PEREIRA, Regina Celi Mendes; LEITE, Evandro Gonçalves. Da dimensão sociocomunicativa à arquitetura textual na abordagem didática do gênero resenha acadêmica. LINGUAGEM & ENSINO (UCPEL. IMPRESSO), v. 22, p. 860-880, 2019
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17140
SILVA, AMANDA POLIANE; CRISTOVÃO, Vera Lúcia. Environmental discourse (from the journalistic sphere) and its recontextualization in Brazilian textbooks to teach English. Desenredo (PPGL/UPF), v. 15, p. 24-42, 2019.
SILVA, B. C.; PEREIRA, Regina Celi Mendes. O saber docente nos textos-discursos: como os professores trabalham o texto dissertativo-argumentativo?. Diálogo das Letras, v. 8, p. 16-35, 2019
SOUSA, S. M. B.; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. Letramento literário na formação inicial de professores: de práticas e eventos de letramentos para práticas docentes humanizadoras. Revista Práticas de Linguagem, v. 8, p. 97-119, 2019
http://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/edicoes-2/edicoes/vol-8-n-3-ensino-de-literatura/
STUTZ, LIDIA; CRISTOVÃO, V. L. L. Autoconfrontação na formação inicial de professores: um instrumento para reconfigurar saberes docentes. Fólio - Revista de Letras, v. 11, p. 625-649, 2019.
TREVISAN FERREIRA, FELIPE; LOPES CRISTÓVÃO, VERA LÚCIA. -MC's de verdade não desejam sociedades sem diversidade-: o rap LGBT nas aulas de língua inglesa. Entretextos (UEL), v. 19, p. 109, 2019.
2018
ABREU-TARDELLI, LÍLIA SANTOS; APOSTOLO, M. C.. O papel do modelo didático de gêneros textuais no ensino de línguas. CALIDOSCÓPIO (UNISINOS), v. 3, p. xx, 2018
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.01
CARNIN, A; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. Formação de professores de língua portuguesa e a importância de conceitos-chave para seu desenvolvimento: genericidade e textualidade. Linguagem & ensino (UCPEL. IMPRESSO), v. 21, p. 69-98, 2018
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/download/15145/9322
CRISTOVÃO, VERA LÚCIA LOPES; ARTEMEVA, NATASHA. Towads a hybrid approach to genre teaching: comparing the swiss and brazilian schools of socio-discursive interactionism and rhetorical genre studies. Diálogo das Letras, v. 7, p. 101-120, 2018.
http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/621
DIAS, A. P. S.; LOUSADA, E. G.. O trabalho com os gêneros textuais acadêmicos em sala de aula: desenvolvimento e transferência de capacidades de linguagem. Diálogo das Letras, v. 7, p. 10-25, 2018.
http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/629
DIOLINA, K.; JACOB, A. E.; BUENO, LUZIA. Letramento acadêmico e os fenômenos do saber?escrever: perspectivas discentes. Linha Mestra, v. 36, p. 418-422, 2018
http://lm.alb.org.br/index.php/lm
FAZION, F.; LOUSADA, E. G.. Des documents d’orientation aux activités pratiques : la conception d’un manuel public par des enseignants de FLE. NRSC- Nouvelle Revue Synergies Canada, v. 11, p. 1-9, 2018.
http://https//journal.lib.uoguelph.ca/index.php/nrsc/article/view/4009/4122
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; BARTIKOSKI, F. V. M. Práticas de linguagem em sala de aula como reveladoras da profissionalidade docente. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE), v. 18, p. 359-373, 2018
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6518
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; SOUZA, J.. Pela necessidade de trabalhar a oralidade na sala de aula. Diálogo das Letras, v. 7, p. 81-100, 2018
GUIMARAES, D. R.; MELO, G. N.; PEREIRA, R. C. M.. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Revista Leia Escola, v. 17, p. 42-52, 2018
http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/980
GUIMARAES, D. R.; PEREIRA, Regina Celi Mendes. A atividade docente à luz de categorias da semântica do agir em relatórios de estágio. Revista Entrepalavras, v. 8, p. 87-102, 2018
http://lm.alb.org.br/index.php/lm
JACOB, A. E.; DIOLINA, K.; BUENO, LUZIA. O ENSINO DO GÊNERO DEBATE REGRADO: POR PRÁTICAS ESCOLARES DEMOCRÁTICAS E CRÍTICAS. Diálogo das Letras, v. 7, p. 61, 2018
http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/view/3206
JACOB, ANA ELISA; DIOLINA, KÁTIA; BUENO, LUZIA. Os gêneros orais na penúltima versão da Base Nacional Comum Curricular: implicações para o ensino. HORIZONTES (EDUSF), v. 36, p. 85-104, 2018
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/585
LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes; BARBOSA, MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES. O fazer científico nos estudos literários: das práticas letradas acadêmicas às características epistemológicas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 18, p. 919-950, 2018
LENHARO, R. I.; CRISTOVÃO, V. L. L.. Multiletramentos no ensino de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. Linguagem & Ensino (UCPel), v. 21, p. 367-402, 2018.
LEURQUIN, EULÁLIA VERA LÚCIA FRAGA; PARAYBA, F.. Sequência didática para o ensino e aprendizagem da produção de gêneros escritos: reflexões sobre avaliação formativa e regulação. Diálogo das Letras, v. 1, p. 207, 2018
http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/article/view/3215
MAGALHAES, T. G.; CRISTOVÃO, V. L. L.. Letramento científico, gêneros textuais e ensino de línguas: uma contribuição na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. RAÍDO (ONLINE), v. 12, p. 52-72, 2018.
MELO, R. M.; PEREIRA, Regina Celi Mendes. Cartilha do participante da redação do ENEM: uma análise do contexto de. DLCV (UFPB), v. 14, p. 339-352, 2018
MOURA, F. S.; BUENO, LUZIA. O trabalho com leitura e escrita do gênero curiosidade científica no 1º ano do ensino fundamental. Linha Mestra, v. 36, p. 709-716, 2018.
PONTARA, CLAUDIA LOPES; CRISTOVÃO, VERA LÚCIA LOPES. Sequência de Formação para professores de Língua Inglesa: estabelecendo relações com os saberes e as capacidades docentes. SIGNUM [LONDRINA]: Estudos de Linguagem, v. 21, p. 172-198, 2018.
RIBEIRO, POLLYANNE BICALHO; LOUSADA, ELIANE GOUVÊA. A profissão docente representada por estagiários do curso de Letras. Revista Entrepalavras, v. 8, p. 40-62, 2018.
http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1257
SIMAS, H. C. P.; PEREIRA, Regina Celi Mendes. Usos da língua tupi entre os Potiguara: qual Política Linguística em jogo?. INVESTIGAÇÕES (ONLINE), v. 31, p. 391-409, 2018
VALEZI, S. C. L.; ABREU-TARDELLI, LÍLIA SANTOS; NASCIMENTO, E. L.. O gênero relatório técnico-científico: contribuições para seu ensino. LINGUAGEM & ENSINO (UCPEL. IMPRESSO), v. 21, p. 241-272, 2018
2017
ADATI, FELIPE SOUSA; FERREIRA, FELIPE TREVISAN; CRISTOVÃO, VERA LÚCIA LOPES. As fanfictions e as relações discursivas no ciberespaço: participação social por meio da língua inglesa. The Especialist, v. 38, p. 1-17, 2017.
LANFERDINI, PRISCILA AZEVEDO DA FONSECA; CRISTOVÃO, VERA LÚCIA LOPES. O agir docente revelado no trabalho de planejamento e produção de uma sequência didática: contribuições para a construção de uma semiologia do agir. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 33, p. 1235-1269, 2017.
MIQUELANTE, MARILEUZA ASCENCIO; PONTARA, CLAUDIA LOPES; CRISTOVÃO, VERA LÚCIA LOPES; SILVA, ROSINALVA ORDONIA DA. As modalidades da avaliação e as etapas da sequência didática: articulações possíveis. Trabalhos em Lingüística Aplicada, v. 56, p. 259-299, 2017.
PONTARA, CLAUDIA LOPES; CRISTÓVÃO, VERA LÚCIA LOPES. Gramática/análise linguística no ensino de inglês (língua estrangeira) por meio de sequência didática: uma análise parcial. DELTA. Documentação De Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada (PUCSP. IMPRESSO), v. 33, p. 873-909, 2017.
RETORTA, MIRIAM; CRISTOVÃO, VERA. Visually-Impaired Brazilian Students Learning English with Smartphones: Overcoming Limitations. Languages, v. 2, p. 12-39, 2017.
STUTZ, LIDIA; CRISTOVÃO, VERA LUCIA LOPES. Políticas educacionais nas prescrições para o Ensino Médio: dimensões para o ensino de leitura. Letras & Letras (UFU), v. 33, p. 35, 2017.
LOUSADA, E. G.; SANTOS, T. J. F. ; BARIONI, M. C. . O Gênero “Resenha Acadêmica” no Ensino de Francês a Alunos Universitários. Gláuks online, v. 16, p. 131, 2017
SILVA, E. C.; LOUSADA, E. G. . Transformar a experiência vivida: uma análise sobre as verbalizações dos professores na entrevista de autoconfrontação. NONADA, v. 1, p. 135-155, 2017
http://seer.uniritter.edu.br/index.php/nonada/article/view/1483
SANTOS, T. J. F.; LOUSADA, E. G. O desenvolvimento do pesquisador por meio da linguagem. NONADA, v. 1, p. 57-76, 2017
http://seer.uniritter.edu.br/index.php/nonada/article/view/1482
LOUSADA, ELIANE GOUVÊA; TONELLI, JACI BRASIL; BARIONI, MARIANA CASEMIRO. Letramento acadêmico em francês: uma experiência de produção de artigos científicos na área de estudos literários. DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO), v. 33, p. 697-727, 2017
http://www.scielo.br/pdf/delta/v33n3/1678-460X-delta-33-03-00697.pdf
OLIVEIRA, A. M. ; LOUSADA, ELIANE GOUVÊA . A correção orientada em francês como língua estrangeira: um instrumento para desenvolver a capacidade de autocorreção e a produção escrita dos alunos. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 21, p. 641-664, 2017
http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2017/11/35-A-corre%C3%A7%C3%A3o-orientada.pdf
LOUSADA, ELIANE GOUVÊA; MENEZES, MARCOS DA COSTA . O trabalho do professor de francês como língua estrangeira: um estudo sobre as relações entre as prescrições e o que dizem os professores sobre seu trabalho. REVISTA ENTRELÍNGUAS, v. 3, p. 35-56, 2017
http://seer.fclar.unesp.br/entrelinguas/article/view/9638; Série: 1; ISSN/ISBN: 24473529.
LOUSADA, E. G.. Intervenção, pesquisa e formação: ações para a aprendizagem do trabalho docente e para o desenvolvimento de professores. Horizontes, v. 35, p. 94, 2017
http://https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/559/246
LOUSADA, E. G.; DEZUTTER, O.; ZAVAGLIA, Adriana. Se former à la rédaction de la note de lecture en contexte universitaire. SCRIPTA, v. 21, p. 65, 2017
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/14808/12836
BRONCKART, Jean Paul (Org.); BULEA-BRONCKART, E. (Org.); Lousada, E G (Org.); BUENO, L. (Org.); GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos (Org.) . As unidades semióticas em ação estudos linguísticos e didáticos na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2017. v. 01. 192p.
FERREIRA, Anise d’Orange. Aprendendo grego antigo no mundo digital do terceiro milênio. THE ESPECIALIST, v. 38, p. 1-21 páginas-21, 2017
http://https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/32220/23258
ANA ANGÉLICA LIMA GONDIM ; LEURQUIN, E. V. L.F. . A importância do mediador na formação de professores. EUTOMIA, v. 1, p. 157-177, 2017
http://https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/view/229429/23688
LEURQUIN, EULÁLIA VERA LÚCIA FRAGA. A escrita no ensino superior e os efeitos do desenvolvimento profissional na formação do professor de língua materna. SCRIPTA (PUCMG), v. 21, p. 165-186, 2017
LEURQUIN, E. V. L.F.; PEIXOTO, C. M. M. . Reconfigurações do agir professoral e tomada de consciência do professor em contexto de formação continuada. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 21, p. 261, 2017
http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2017/11/15-Reconfigura%C3%A7%C3%B5es-do-agir-professoral.pdf
VELLOSO, RICARDO VIANA ; BUENO, LUZIA . Letramento digital e tutoria no ambiente da educação a distância: um estudo à guisa de estado da arte. Educação em Análise, v. 1, p. 258-277, 2017
ZANI, Lualiana Bacan ; BUENO, LUZIA. O ISD, a Análise da Conversação e os Meios não-linguísticos: uma proposta de quadro de análise da comunicação oral em eventos científicos. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 1, p. 615-640, 2017
DIOLINA, K. ; BUENO, LUZIA . 'O combinado' entre professores: marcas da (des)vitalidade do coletivo. HORIZONTES (EDUSF), v. 35, p. 71-82, 2017
http://https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/issue/view/24
ABREU-TARDELLI, LÍLIA SANTOS. Caminhos possíveis para um ensino de gramática. REVISTA METALINGUAGENS, v. 7, p. 04-27, 2017
http://ojs.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens/article/view/651
ABREU-TARDELLI, LÍLIA SANTOS. Formação de professores (Entrevista). POSGERE - Pós-Graduação em Revista / IFSP - Campus São Paulo, v. 1, p. 193-198, 2017
http://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/posgere/article/view/105
ABREU-TARDELLI, LÍLIA SANTOS; ARANHA, SOLANGE . Gêneros textuais nas abordagens do interacionismo sociodiscursivo e da sociorretórica: contribuições teóricas e práticas. DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO), v. 33, p. i-x, 2017
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35203
ABREU-TARDELLI, Lília Santos; VITORIANO, B. Proposta sobre o ensino de gramática: as vozes dos especialistas. MOSAICO (SÃO JOSÉ DO RIO PRETO), v. 1, p. 1, 2017
PEREIRA, R. C. M.; LEITAO, P. D. V. Mediação formativa na prática de elaboração de artigos científicos. Diálogo das Letras, v. 6, p. 63-88, 2017
http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/873
PEREIRA, Regina Celi Mendes; Basílio, Raquel ; LEITÃO, Poliana Dayse Vasconcelos . Artigo científico: um gênero textual caleidoscópico. DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO), v. 33, p. 663-695, 2017
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35227
BAZARIM, M. ; PEREIRA, Regina Celi Mendes . Dos parâmetros situacionais aos mecanismos de responsabilização enunciativa em cartas pessoais. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 21, p. 181, 2017
https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/28000
LEITE, E. G.; BARBOSA, M. S. M. F.; PEREIRA, R. C. M. A configuração de relatórios de estágio de alunos concluintes de Curso Técnico de Nível Médio Integrado. NONADA, v. 28, p. 4-24, 2017
http://seer.uniritter.edu.br/index.php/nonada/article/view/1475/977
LEITE, E. G.; PEREIRA, R. C. M.; BARBOSA, M. S. M. F.. O ponto de vista do Interacionismo Sociodiscursivo sobre Saussure. Revista Gragoatá (UFF), v. 22, p. 1123-1148, 2017
http://www.gragoata.uff.br/index.php/gragoata/article/view/1005/692
2016
ABREU-TARDELLI, LÍLIA SANTOS; HANISCH, C. V.; LOPES, Q. B.; QUEIROZ, R. N.; RAMPAZZO, L.. O Trabalho Docente no Gênero Charge: Uma Análise pelo Modelo do Interacionismo Sociodiscursivo. GLÁUKS ONLINE, v. 16, p. 168-183, 2016.
ABREU-TARDELLI, LÍLIA SANTOS; SANTOS, A. C.; BORGES, L. F.; CICERI, N. S.. O discurso político e a charge eletrônica: uma análise à luz do interacionismo sociodiscursivo. Revista Linha D'Água, v. 29, p. 201-224-224, 2016.
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112398
BASÍLIO, RAQUEL; PEREIRA, REGINA CELI MENDES; MENEZES, RENATA DE LOURDES COSTA DE. A epistemologia científica que subjaz aos estudos da linguagem no âmbito do Interacionismo Sociodiscursivo. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 32, p. 405-425, 2016.
https://www.scielo.br/j/delta/a/VmXmxgfy4qmBBPfjsPDVzxQ/?lang=pt
BUENO, L.; MÁSCIA, M. A. A.; SCARANSI, R.. Letramentos, gêneros textuais e Prova Brasil: possibilidades de que tipo de desenvolvimento?. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 31, p. 489-507, 2016.
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26767
CABRAL, V. N.; CRISTOVÃO, V. L. L.. Literaturas de Língua Inglesa e Educação Ambiental. Calidoscópio, v. 14, p. 134-144, 2016.
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.12
CARNIN, A; GUIMARÃES, ANA MARIA DE MATTOS. Formação continuada para professores de língua portuguesa: interação na base de uma proposta cooperativa?. SCRIPTA, v. 19, p. 241-267, 2016.
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/P.2358-3428.2015v19n36p241
CARNIN, ANDERSON; GUIMARÃES, ANA MARIA DE MATTOS. Agir linguageiro, tomada de consciência e desenvolvimento profissional do professor em formação continuada. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 16, p. 365-385, 2016.
https://www.scielo.br/j/rbla/a/nWHPnhMRjCgXnysgG3hS5hn/?lang=pt
CRISTOVÃO, V. L. L.; VIEIRA, I. R.. Letramentos em língua portuguesa e inglesa na educação superior brasileira: marcos e perspectivas. Ilha do Desterro, v. 69, p. 209, 2016.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2016v69n3p209
CRISTOVÃO, VERA LÚCIA LOPES; BEATO-CANATO, ANA PAULA MARQUES. A formação de professores de línguas para fins específicos com base em gêneros textuais. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 32, p. 45-74, 2016.
https://www.scielo.br/j/delta/a/6SMHZSsNyZgCM5KsW8yNkXQ/?lang=pt
DREY, RAFAELA FENDER; GUIMARÃES, ANA MARIA DE MATTOS. Reflexões sobre a formação inicial e a constituição da profissionalidade docente. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 32, p. 23-44, 2016.
https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26763
FAZION, FLAVIA; LOUSADA, ELIANE GOUVÊA. A entrevista em autoconfrontação como motor para o desenvolvimento: diálogo de uma professora com sua prática. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 32, p. 215-236, 2016.
https://www.scielo.br/j/delta/a/rpHYfRnZ4fpgmWJMFfWkLDC/?lang=pt
FERREIRA, ANISE D'ORANGE; MELO, G. C. V. DE. Análise de textos multimodais da Web e o ISD. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 32, p. 1-21, 2016.
FERREIRA, M. M.; LOUSADA, E. G.. Ações do laboratório de letramento acadêmico da universidade de São Paulo: promovendo a escrita acadêmica na graduação e na pós-graduação. Ilha do Desterro, v. 69, p. 125-140, 2016.
GUIMARÃES, ANA MARIA DE MATTOS. O professor de Língua Portuguesa em processo de formação continuada: conjugando reflexão e ação. Calidoscopio (Online), v. 14, p. 35-45, 2016.
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.03
LENHARO, RAYANE ISADORA; CRISTOVÃO, VERA LÚCIA LOPES. Podcast, participação social e desenvolvimento. Educação em Revista (UFMG), v. 32, p. 307-335, 2016.
http://www.eaic.uem.br/eaic2012/anais/artigo.php?cod=3177
MÁSCIA, M. A. A.; NACARATO, A. M.; BUENO, L. Entre memórias e esquecimentos: a construção da identidade do professor numa caixa de pandora. Intersecções (Jundiaí), v. 2, p. 133, 2016.
https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaInterseccoes/article/view/1278
NAVARRO, FEDERICO; ÁVILA REYES, NATALIA; TAPIA-LADINO, MÓNICA; CRISTOVÃO, VERA L. L; MORITZ, MARIA ESTER W; NARVÁEZ CARDONA, ELIZABETH; BAZERMAN, CHARLES. Panorama histórico y contrastivo de los estudios sobre lectura y escritura en educación superior publicados en América Latina. Revista Signos, v. 49, p. 78-99, 2016.
SANTANA, P. A.; CRISTOVÃO, V. L. L.; RADI, A. J.. O uso da língua inglesa como instrumento para a educação ambiental na formação profissional. Revista Interfaces, v. 7, p. 97-115, 2016.
https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4617/3255
ZAMARIAN, M. J.; BUENO, L.. A revista avisa lá e as orientações para o ensino da leitura na educação infantil. REVISTA L@EL EM (DIS-)CURSO, v. 8, p. 78-92, 2016.
https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/29323
2015
ABREU-TARDELLI, LÍLIA SANTOS. O diário de leitura como instrumento para o desenvolvimento da leitura e do próprio professor em formação continuada. Revista Linguagem & Ensino (Online), v. 18, p. 53-68, 2015.
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15297
ANJOS-SANTOS, LUCAS MOREIRA DOS; CRISTOVÃO, VERA LÚCIA LOPES. A produção de blogs profissionais como ferramentas reflexivas na educação inicial de professores de língua inglesa. Ilha do Desterro (UFSC), v. 68, p. 033-45, 2015.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2015v68n1p33
BARROS, W. C.; PEREIRA, R. C. M.. Direito e linguística: diálogos interdisciplinares na análise de TCC da área jurídica. Leia Escola, v. 15, p. 45-57, 2015.
http://ojschtemp.sti.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/view/513
BUENO, L.; BARRICELLI, E. M.. Littératie et genres textuels dans les manuels scolaires pour l'école maternelle et primaire. Le Français dans le Monde. Recherches et Applications, v. 58, p. 47-56, 2015.
CARNIN, A; GUIMARÃES, ANA MARIA DE MATTOS; DOLZ, J.. Formação de professores e ensino: um diálogo com Joaquim Dolz. Calidoscópio (UNISINOS), v. 13, p. 124, 2015.
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.131.13
CRISTOVÃO, V. L. L.. Mapeamento de grupos de pesquisa em torno de letramento (em língua materna): desdobramentos do Projeto ILEES no Brasil. Letras & Letras (Online), p. 73-99, 2015.
https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30593
CRISTOVÃO, V. L. L. Systèmes d'activités, genres et enseignement de langue(s). Le Français dans le Monde. Recherches et Applications, v. 58, p. 125-134, 2015.
https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5131893
DALLAN, M. S. S.; NARDINI, M. R.; BUENO, L.; MASCIA, M. A. A.. 'Era uma vez Cinderela surda': uma análise da releitura do clássico, em escrita de sinais. ETD. Educação Temática Digital, v. 17, p. 355-376, 2015.
FAZION, F.; LOUSADA, E. G.. Les enjeux de la conception d'un manuel de FLE basé sur la notion de genre de texte. Le Français dans le Monde. Recherches et Applications, v. 58, p. 75-85, 2015.
https://liseo.france-education-international.fr/index.php?lvl=notice_display&id=38355
GUIMARÃES, ANA MARIA DE MATTOS ; CARNIN, A. Projets didactiques de genre et formation continue des enseignants. Le Français dans le Monde. Recherches et Applications, v. 58, p. 135-143, 2015.
http://fipf.org/actualite/recherches-et-applications-n%C2%B058-juillet-2015
LEITAO, P. D. V.; PEREIRA, R. C. M.. Apreensão do discurso de outrem e autoria em gêneros acadêmico-científicos. Veredas (UFJF. Online), v. 19, p. 15-29, 2015.
https://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2015/04/11-PEREIRA-E-LEIT%C3%83O.pdf
LEURQUIN, E. V. L.F. les interactions dans l’enseignement des langues : agir professoral et pratiques de classe. Matraga (Rio de Janeiro), v. 22, p. 220-224, 2015.
http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/matraga/article/view/17057/13934
PARAYBA, F.; LEURQUIN, E. V. L.F. Um retrato da formação inicial de professores de línguas: duas cenas. Eutomia (Recife), v. 01, p. 288-314, 2015.
http://www.repositorios.ufpe.br/revistas/index.php/EUTOMIA/article/view/1657
PEREIRA, A. M.; BUENO, L.. A construção do sentido em um texto multimodal: análise de anúncio publicitário divulgado na internet. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 8, p. 195-207, 2015.
https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3960
SANTOS, M. C.; PEREIRA, R. C. M.. O papel da linguagem digital no processo de desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva vigotskiana. Intersecções (Jundiaí), v. 8, p. 260-278, 2015.
SILVA, A. A. P.; CORREA, F. P. P.; CRISTOVÃO, V. L. L.. Representações de professores-formadores em textos produzidos sobre o seu trabalho. Eutomia (Recife), v. 1, p. 338-357, 2015.
https://periodicos.ufpe.br/revistas/EUTOMIA/article/download/1225/1269
SIMAS, H. C. P.; PEREIRA, REGINA CELI MENDES. Política linguística nacional na escola yanomami. Revista do GELNE (UFC), v. 17, p. 37-48, 2015.
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11065
ZANI, LUALIANA BACAN; BUENO, L.. O letramento na universidade e a apresentação oral do candidato para qualificação ou defesa de mestrado e doutorado. Revista Intercâmbio, v. XXXI, p. 38-54, 2015.
https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/29382
2014
MELO, L. C. ; GONÇALVES, A. V. . Projeções como Práticas Acadêmicas de Citação na Escrita Reflexiva Profissional de Relatórios de Estágio Supervisionados. Raído (Online), v. 8, p. 45-70, 2014.
http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3233
LOUSADA, ELIANE; FERREIRA-SANTOS, THIAGO. La construction du raisonnement dans le texte scientifique. SHS Web of Conferences, v. 8, p. 1063-1080, 2014.
http://www.shs-conferences.org/articles/shsconf/pdf/2014/05/shsconf_cmlf14_01313.pdf
LOUSADA, E. G.; AMORIM, R. O. Produção escrita e desenvolvimento da atividade linguageira relatar : uma experiência com alunos universitários por meio da plataforma Moodle. Gragoatá, v. 19, p. 105-134, 2014.
http://www.uff.br/revistagragoata/ojs/index.php/gragoata/article/view/24
BUENO, L..Textos de estagiários e o professor observado: relações entre um ser genérico e um profissional efetivo. Raído (Online), v. 8, p. 191-2012, 2014.
http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3140
BUENO, L.; SCARANSI, R.; Rocha, Renata. Gêneros textuais e gêneros da atividade na formação docente: uma possibilidade de desenvolvimento do professor. Revista Educação e Linguagens, v. 3, p. 54-71, 2014.
http://www.fecilcam.br/educacaoelinguagens/documentos/v3n4/54-71.pdf
F.PEREIRA, M. T. B. ; BUENO, L. Letramento na Educação Infantil. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 24, p. 2424-2428, 2014.
SILVA, R. L. ;CRISTOVÃO, V. L. L.. O papel da escrita e leitura de resenhas críticas de livros, filmes e CD na educação inicial do professor de língua inglesa. Desenredo (PPGL/UPF), v. 10, p. 194-216, 2014.
http://www.upf.br/seer/index.php/rd/article/view/4104
2013
MELO, L. C. ; GONÇALVES, A. V. ; SILVA, W. R. . Escrita Acadêmica na Escrita Reflexiva Profissional: citações de literatura científica em relatórios supervisionado. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 8, p. 95-119, 2013.
http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/13714
GONÇALVES, ADAIR VIEIRA; NAPOLITANO, ALICE ANE . A (re) escrita de textos em livros didáticos de língua portuguesa. Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso), v. 35, p. 105-114, 2013.
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/17104
MELO, L. C. ; GONÇALVES, A. V. ; SILVA, W. R. . Academic Writing in Reflexive Professional Writing: Citations of Scientific Literature in Supervised Pre-Service Training Reports. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 8, p. 94-117, 2013.
http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/13714
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; Lousada, E G. Formation des enseignants: le rôle de l'interactionnisme socio-discursif(ISD). La Lettre de l'AIRDF, v. 54, p. 45-51, 2013.
https://www.persee.fr/doc/airdf_1776-7784_2013_num_54_1_1985
BUENO, L. ; Grando, Regina Célia ; Guimarães, M. F. . A diversidade e a produtividade de gêneros textuais na formação inicial. Educação e Cultura Contemporânea, v. 10, p. 202-223, 2013.
http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/321
BARROS, W. C. ; PEREIRA, R. C. M. . Por uma política de letramento em PLE. Prolíngua (João Pessoa), v. 8, p. 121-135, 2013.
http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/16896
LEITE, Evandro Gonçalves ; LEITE, F. E. G. ; PEREIRA, R. C. M. . A infraestrutura textual de resumos acadêmicos (abstracts) publicados em periódicos de literatura. Veredas (UFJF. Online), v. 17, p. 252-265, 2013.
http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2014/04/13%C2%BA-ARTIGO.pdf
REGISTRO, E. S. R. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . A Haunted House: elementos constitutivos para o ensino. Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso), v. 35, p. 245-255, 2013.
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/viewFile/15649/pdf
SILVA, A. A. P. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Conceito de Aprendizagem em Documento Planificador do Trabalho Pedagógico do Professsor-Formador. Revista Eletrônica Pro-Docência, v. 1, p. 54-64, 2013.
http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/Volume3/SILVA-CRISTOVAO.pdf
GAMERO, R. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . A Construção de Identidade Profissional no Estágio de Regência de Inglês. Revista Eletrônica do Pro-Docência, v. 1, p. 80-92, 2013.
http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope/pages/arquivos/Volume3/GAMERO-CRISTOVAO.pdf
CRISTOVÃO, V. L. L. ; CABRAL, V. N. . Podcasts: características nas produções de professores em formação continuada. Revista de Estudos da Linguagem, v. 21, p. 189, 2013.
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/5097
2012
FERRAZ, M.R.R.; GONÇALVES, A. V. . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO DAS BASES EPISTEMOLÓGICAS À PRÁXIS PEDAGÓGICA. Raído (Online), v. 06, p. 73-96, 2012.
http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1807
GONÇALVES, A. V. ; HIGA, M.T.I. Sequências tipológicas em artigos de opinião em contexto de vestibular. Signum, v. 3, p. 195-222, 2012.
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12571
GONÇALVES, A. V. ; NIERI, J.S. Ferramentas Potencializadoras da Ação Docente: Sequências Didáticas e Monitoramento das Capacidades de Linguagem. Revista do GELNE, v. 14, p. 233-258-258, 2012.
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; KERSCH, D. F.; del SENTI, D . Das dificuldades da profissão professor, mas também de suas possibilidades. Cadernos CENPEC, v. 2, p. 159-181, 2012.
http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/95
KERSCH, D. F.; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. A construção de projetos didáticos de leitura e escrita como resultado de uma proposta de formação continuada cooperativa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), v. 12, p. 533-556, 2012.
http://www.readcube.com/articles/10.1590/S1984-63982012000300006?locale=en
MALABARBA, Taiane ; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. PRECISA-SE DE UM LINGUISTA: DA RELEVÂNCIA DO ANALISTA DA LINGUAGEM NA COMPREENSÃO DO MUNDO DO TRABALHO. Raído (Online), v. 6, p. 151-162, 2012.
http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/viewFile/1850/1152
DREY, Rafaela Fetzner; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. O enfoque da multimodalidade na análise das interações professor-alunos. Letras (UFSM), v. 22, p. 153-176, 2012.
http://w3.ufsm.br/revistaletras/artigos_r44/artigo_07.pdf
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; CORRÊA, Márcia Cristina . Aprendendo a ser professor. Letras (UFSM), v. 22, p. 07-10, 2012.
FERREIRA, Anise D'Orange . Sobre os ofícios (τέχναι), trabalhos e profissões. Artemidoro de Daldis, Oneirokritika Livro I, Capítulo 51.1 a 52.18, uma tradução para o português brasileiro. Revista Archai: Revista de Estudos sobre as Origens do Pensamento Ocidental, v. 8, p. 137-142-142, 2012.
http://seer.bce.unb.br/index.php/archai/article/view/7609
FERREIRA, Anise D'Orange . Configurando um AVO (Ambiente Virtual Anise de Abreu Gonçalves D Orange Ferreira de Orientação): instrumentação de um professor em proposta de incentivo ao uso de TIC e AVA no nível de pós-graduação. Polifonia (UFMT), v. 19, p. 16-41, 2012.
http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/565
FERREIRA, Anise D'Orange . Os dramas na prosa onírica de Artemidoro. Letras Clássicas (USP), v. 12, p. 201-221, 2012.
http://revistas.fflch.usp.br/letrasclassicas/article/view/1569
ROCHA, S.M. ; LOUSADA, E. G. . Gêneros textuais e escrita criativa: intersecções possíveis no ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira. Raído (Online), v. 6, p. 37-54, 2012.
http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/viewFile/1913/1146
NASCIMENTO, E. L. . GESTOS DE ENSINAR E DE APRENDER: UMA ANÁLISE INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA DO TRABALHO EM SALA DE AULA. Revista Trama (Cascavel. Impresso), v. 8, p. 11-25, 2012.
http://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/6948
ZIRONDI, Maria Ilza ; NASCIMENTO, E. L. . Professor formador e professor em formação: uma teia colaborativa para aprendizagens e desenvolvimento. Boletim - Centro de Letras e Ciências Humanas (UEL), v. 25, p. 1-226-179, 2012.
NASCIMENTO, E. L. ; CRISTOVAO, V. L. L. ; GONCALVES, A. V. . ANNA RACHEL MACHADO: 2002-2012. Raído (Online), v. 6, p. 1-196-196, 2012.
NASCIMENTO, E. L. ; VALEZI, Sueli Correia Lemes . O trabalho educacional para a formação de tecnólogo: as representações sociais construídas na rede discursiva das orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais. Raído (UFGD), v. 6, p. 1-196-196, 2012.
http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1644/1153
NASCIMENTO, E. L. ; PEREIRA, L. . DIDATIZAÇÃO DO DISCURSO ARGUMENTATIVO:. Revista (Con) Textos Linguísticos (UFES), v. 1, p. 99-122, 2012.
http://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/4621
STRIQUER, M. S. D. ; NASCIMENTO, E. L. . A Representação Social do Professor da Educação Básica Instituída nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. Signum. Estudos de Linguagem, v. 15, p. 433-455-455, 2012.
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12862
NASCIMENTO, E. L. . Mediações formativas para atividades didáticas com gêneros textuais. Fórum Linguistico (Online), v. 9, p. 317-332, 2012.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2012v9n4p317
ZIRONDI, Maria Ilza ; NASCIMENTO, E. L. . O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES AUTOAVALIATIVAS DOCENTES:META A SER ALCANÇADA NA FORMAÇAO CONTINUADA DE PROFESSORES. Revista Escrita (PUCRJ. Online), v. 15, p. 1, 2012.
http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/20844/20844.PDF
NASCIMENTO, E. L. ; ZIRONDI, Maria Ilza . Professor formador e professor em formaçào: uma teia colaborativapara aprendizagens e desenvolvimento. Boletim - Centro de Letras e Ciências Humanas (UEL), v. 62, p. 9-178, 2012.
MENDES, M. H. P ; BUENO, L. . O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS NA VOZ DO PROFESSOR. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 21, p. 676-680, 2012.
SCARANSI, Rafaela ; BUENO, L. . LEITURAS: SIMULADO DA PROVINHA BRASIL E SUAS POSSÍVEIS INTERFERÊNCIAS NA. Leitura. Teoria & Prática, v. 58, p. 2356-2362, 2012.
MENDES, M. H. P ; BUENO, L. . O artigo jornalístico em duas versões: o papel e o digital e as implicações para o ensino de leitura. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 22, p. 00-00, 2012.
FREUDENBERGER, F. M. ; PEREIRA, R. C. M. . DESCRIÇÃO E ANÁLISE DO TRABALHO DOCENTE EM RELATÓRIOS DE ESTÁGIO PRODUZIDOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL: POSSIBILIDADES E CONTRADIÇÕES. Raído (Online), v. 6, p. 115-130, 2012.
http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/viewFile/1793/1150
LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, R. C. M. . A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA NA REESCRITA DE TEXTOS: EFEITOS DA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. Revista Letras, v. 85, p. 11-27, 2012.
https://revistas.ufpr.br/letras/article/view/24673
BEATO-CANATO, Ana Paula Marques ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Proposta de avaliação de sequências didáticas com foco na escrita. Calidoscópio, v. 10, p. 33-48, 2012.
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2012.101.04
FERNANDES, C.M. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Representações sobre o manual do professor de coleções didáticas de língua inglesa. Raído (Online), v. 6, p. 97-114, 2012.
http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1802
ANJOS-SANTOS, L.M.; CRISTOVÃO, V. L. L. . 'Who am I as a teacher?': processos argumentativos na educação inicial do professor de língua inglesa por meio de blogs. Fórum Linguistico (Online), v. 9, p. 230-328, 2012.
2011
GONÇALVES, A. V. ; BARROS, E.M.D. Dificuldades de compreensão de textos em situação de vestibular. Acta Scientiarum. Language and Culture (Online), v. 33, p. 281-292, 2011.
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/12181
GONÇALVES, A. V. ; SANTOS, S. C. S. . Avaliação de textos produzidos em situação de vestibular: UFGD/PSV 2010. Raído (UFGD), v. 5, p. 265-286, 2011.
http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1193
DREY, Rafaela Fetzner; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. Sequência didática e livro didático no trabalho com o gênero resenha. Instrumento (Juiz de Fora), v. 13, p. 21-30, 2011.
http://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/article/viewFile/1166/944
MALABARBA, Taiane ; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. O agir docente em curso livre de língua estrangeira: que trabalho é esse?. Glauks (UFV), v. 10, p. 271-295, 2011.
CARNIN, A ; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos . Do(s) mundo(s) de Alice a um mundo possível ao professor de língua materna. Nonada (Porto Alegre), v. 16, p. 37-56, 2011.
LOUSADA, E. G. ; OLIVEIRA, S. M. ; Barricelli, Ermelinda . Gêneros textuais em foco: instrumentos para o desenvolvimento de alunos e professores. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 40, p. 627-640, 2011.
http://gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/40/el.2011_v2_t13.red6.pdf
LOUSADA, E. G. . La recherche en français et avec le français - au Brésil. Synergies Brésil, v. 1, p. 27-31, 2011.
http://gerflint.fr/Base/Bresil8/lousada.pdf
LOUSADA, E. G. ; Barricelli, Ermelinda . Análise comparativa de textos que orientam o trabalho educacional: décadas diferentes, mesmas prescrições. Eutomia (Recife), v. 1, p. 224-246, 2011.
NASCIMENTO, E. L. . A dupla semiotização dos objetos de ensino: dos gestos didáticos fundadores aos gestos didáticos específicos. Signum. Estudos de Linguagem, v. 14, p. 421-445, 2011.
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8643/9183
NASCIMENTO, E. L. . Gêneros textuais e ferramentas didáticas para o ensino-apredizagem de língua portuguesa. Línguas & Letras (UNIOESTE), v. 1, p. 121-154, 2011.
CARNEIRO ; LEURQUIN, E. V. L.F. . Os mecanismos de textualização como fonte de expressividade argumentativa em textos de crianças. Poesis & Praxis (Print), v. 04, p. 360-392, 2011.
CARNEIRO ; LEURQUIN, E. V. L.F. . As dimensões sociais do desenvolvimento humano e o agir pedagógico: linguagem e emancipação na escola. Nonada (Porto Alegre), v. 01, p. 115-136, 2011.
http://www.academia.edu/3683690/As_dimensoes_sociais_do_desenvolvimento_humano
LEURQUIN, E. V. L.F. ; PEIXOTO, C. M. M. . Construção de um agir reflexivo do professor no espaço de formação docente. Scripta (PUCMG), v. 15, p. 20, 2011.
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/viewFile/4311/4458
FAVRE, F. ; BUENO, L. . A petição inicial e suas dimensões ensináveis para estudantes de direito. Revista Brasileira de Direito Processual (Impresso), v. 1, p. 79-96, 2011.
BUENO, L. . A formação continuada do professor e o trabalho com o anúncio publicitário impresso. Signum. Estudos de Linguagem, v. 1, p. 101-119, 2011.
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8529
BUENO, L. ; Machado, A. R. . A PRESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL DO ALUNO: ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO DE ALUNO OU RESTRIÇÃO DO SEU AGIR?. Scripta (PUCMG), v. 1, p. 303-319, 2011.
http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4321
LEITÃO, P.D.V.; PEREIRA, R. C. M. . Uma análise sociocognitiva das conceptualizações acerca do gêneros textual projeto de pesquisa. Cadernos de Letras da UFF, v. 42, p. 157-179, 2011.
http://www.uff.br/cadernosdeletrasuff/42/artigo9
ANJOS-SANTOS, L.M.; CRISTOVÃO, V. L. L. ; LANFERDINI, P. A. F. . Dos saberes para ensinar aos saberes didatizados: uma análise da concepção de sequência didática segundo o isd e sua reconcepção na revista Nova Escola. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 11, p. 377-400, 2011.
http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/691
CRISTOVÃO, V. L. L. ; LOPES, L. M. . Gêneros textuais e agir docente na avaliação do ENADE. Signum. Estudos de Linguagem, v. 14, p. 137-171, 2011.
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/7031
STUTZ, L. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa. Signum. Estudos de Linguagem, v. 14, p. 569-589, 2011.
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8578
SILVA, J. O. ; CAMPOS, A. G. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Pressupostos teóricos no manual do professor e atividades de escrita em um livro didático de língua estrangeira: uma reflexão sobre transposição didática. Glauks (UFV), v. 11, p. 197-219, 2011.
REGISTRO, E. S. R. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . The Short Story: an analysis perspective for the teaching of English. Journal of Teaching and Research in English Literature, v. 1, p. 1-1, 2011.
https://sites.google.com/site/splissueeltailiteraturejournal/articles/the-short-story
2010
GONÇALVES, A. V. . Gêneros textuais e reescrita: uma proposta de intervenção para o ensino de Língua Materna. Linguagem em (Dis)curso (Online), v. 10, p. 13-42, 2010.
GONÇALVES, A. V. ; BERNARDES, E.S. O gênero seminário: usos de dimensões ensináveis. Linguasagem (São Paulo), v. 14º, p. 01-21, 2010.
http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao14/art_04.php
GONÇALVES, A. V. ; NASCIMENTO, D. E. L. . Avaliação Formativa|: autorregulação e controle da textualização. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 49, p. 241-258, 2010.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000100016
GONÇALVES, A. V. ; BARROS, E.M.D. Planejamento sequenciadao da aprendizagem: modelos e sequências didáticas. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), v. 13, p. 37-69, 2010.
GONÇALVES, A. V. ; SAITO, C.L.N.; NASCIMENTO, D. E. L. . A língua em funcionamento nas práticas discursivas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), v. 10, p. 995-1024, 2010.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982010000400009
DREY, Rafaela Fetzner ; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. Sequência didática e livro didático no trabalho com o gênero resenha. Instrumento (Juiz de Fora), v. 13, p. 21-30, 2011.
http://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/article/viewFile/1166/944
MALABARBA, Taiane ; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. O agir docente em curso livre de língua estrangeira: que trabalho é esse?. Glauks (UFV), v. 10, p. 271-295, 2011.
CARNIN, A ; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos . Do(s) mundo(s) de Alice a um mundo possível ao professor de língua materna. Nonada (Porto Alegre), v. 16, p. 37-56, 2011.
MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, E. G. . A apropriação de gêneros textuais pelo professor: em direção ao desenvolvimento pessoal e à evolução do métier . Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 10, p. 619-633, 2010.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1518-76322010000300009&script=sci_arttext
GONCALVES, A. V. ; NASCIMENTO, E. L. . Avaliação formativa autoregulação e controle da textualização. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 1, p. 241-259, 2010.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000100016
GONCALVES, A. V. ; SAITO, Claudia Lopes N.; NASCIMENTO, E. L. . A língua em funcionamento nas práticas discursivas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso), v. 10, p. 995-1024, 2010.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982010000400009
BARROS, E. M. D. DE ; NASCIMENTO, E. L. . Referenciação Anafórica: Um Mecanismo de Textualização Mobilizado nas Práticas Discursivas. Signum. Estudos de Linguagem, v. 2, p. 147-171, 2010.
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4377
LEURQUIN, E. V. L.F. . DIALOGISMO E POLIFONIA NO GÊNERO ACADÊMICO RELATÓRIO. Revista de Letras (Fortaleza), v. 01, p. 10-22, 2010.
BUENO, L. ; MENDES, E. A. DE S. . O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES DE LINGUAGEM E O MODELO DIDÁTICO DO GÊNERO COMUNICADO DE EMPRESA. Intersecções (Jundiaí), v. 3, p. 3-21, 2010.
BUENO, L. ; ABREU, Claúdia. Gêneros orais na universidade: relato de uma experiência com o seminário. Synergies Brésil, v. 1, p. 119-125, 2010.
http://gerflint.fr/Base/Bresil8/bueno.pdf
LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, R. C. M. . O livro didático de português e o trabalho com a produção escrita: análise das solicitações de reescrita textual. Calidoscópio (UNISINOS), v. 8, p. 3/ n.1-14, 2010.
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/154
SIMAS, H.C.P.; PEREIRA, R. C. M. . Desafios da educação escolar indígena. Revista escrita (PUCRJ. Online), v. 11, p. 1-13, 2010.
http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/16373/16373.PDF
TONELLI, J.A.R.; CRISTOVÃO, V. L. L. . O papel dos cursos de Letras na formação de professores de inglês para crianças. Calidoscópio (UNISINOS), v. 8, p. 65-76, 2010.
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/159
QUEVEDO-CAMARGO, G. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . O panfleto de divulgação do exame TKT sob a perspectiva sociointeracionista. Revista Educação & Tecnologia (Curitiba), v. 1, p. 112-132, 2010.
http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/revedutec-ct/article/view/1105
CRISTOVÃO, V. L. L. ; BEATO-CANATO, A.P.M.; PETRECHE, C. R. C. ; FERRARINI, M. ; ANJOS-SANTOS, L.M. Uma proposta de planejamento de ensino de língua inglesa em torno de gêneros textuais. Letras (UFSM), v. 20, p. 191-215, 2010.
http://w3.ufsm.br/revistaletras/artigos_r40/artigo_11.pdf
CRISTOVÃO, V. L. L. . Gêneros textuais e educação inicial do professor de língua inglesa. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 10, p. 705-734, 2010.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1518-76322010000300013&script=sci_arttext
ANDRADE, J. C. ; CRISTOVÃO, V. L. L. . Autonomia na formação de professores por meio de gêneros textuais. Semina. Ciências Sociais e Humanas (Online), v. 31, p. 145-162, 2010.
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/8697
2009
GONÇALVES, A. V. ; Pinheiro, J.S. . O ensino da leitura por meio de sequências didáticas. Entretextos (UEL), v. 9, p. 227-243, 2009.
GONÇALVES, A. V. . Anúncio publicitário: argumentação e modelo didático. Raído (Online), v. 4, p. 111-125, 2009.
http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/435
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. DIVERSIDADE SOCIAL E VARIEDADES DE LÍNGUA: VARIÁVEIS A SEREM CONSIDERADAS NA INTERPRETAÇÃO DO AGIR DO PROFESSOR. Estudos Linguísticos (Lisboa), v. 3, p. 269-286, 2009.
http://www.clunl.edu.pt/resources/docs/revista/n3_fulltexts/3p%20ana%20guimaraes.pdf
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. Genre teaching in different social environments: an experiment with the genre detective story. L1 Educational Studies in Language and Literature, v. 9, p. 27-47, 2009.
http://www.oalib.com/paper/2127240
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. Apresentação: A Malu Matencio. Calidoscópio (UNISINOS), v. 07, p. 03-05, 2009.
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; CAMPANI, Daiana . Aprendizagem da escrita a partir de gêneros: um olhar para questões de estruturação linguística. Organon (UFRGS), v. 23, p. 127-146, 2009.
http://seer.ufrgs.br/organon/article/view/39739
LOUSADA, E. G. . Retour sur les pratiques: rapport de stage et planification de formation. Synergies Brésil, v. 7, p. 129-139, 2009.
LOUSADA, E. G. . Produção Escrita em Francês como Segunda Língua: uma experiência baseada em gêneros textuais. Revista do GEL (Araraquara), v. 6, p. 160-174, 2009.
http://revistadogel.gel.org.br/rg/article/view/101
NASCIMENTO, E. L. ; HILA, C.V. O carteiro chegou: uma proposta de sequencia didática para as séries iniciais. Prolíngua (João Pessoa), v. 3, p. no 1-64, 2009.
http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/13418
BUENO, L. . Gêneros orais na escola: necessidades e dificuldades de um trabalho efetivo. Instrumento (Juiz de Fora), v. 11, p. 09-18, 2009.
http://instrumento.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/article/view/2
BUENO, L. . Parcerias no Estágio: novos caminhos para a formação de professores. Revista de Educação ANEC, v. 151, p. 67-74, 2009.
SILVA, M.M.P.; PEREIRA, R. C. M. . A linguagem dos manuais de aparelho celular: desafios de leitura a serviço da tecnologia. Calidoscópio (UNISINOS), v. 7, p. 221/3-231, 2009.
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/4875
SIMAS, H.C.P; PEREIRA, R. C. M. . Língua e Identidade Potiguara. Investigacoes (UFPE), v. 22, p. 89-110, 2009.
LEITÂO, P.D.V.; PEREIRA, R. C. M. . Concepções de leitura e de escrita de professores em formação inicial. Letra Viva (UFPB), v. 10, p. 106/1-121, 2009.
CRISTOVÃO, V. L. L. . The Use of Didactic Sequences and the Teaching of L1: an analysis of an institutional program of teaching writing at school. L1 Educational Studies in Languages and Literature, v. 9, p. 5-25, 2009.
http://l1.publication-archive.com/publication/1/301
CRISTOVÃO, V. L. L. ; GAMERO, R. Brincar aprendendo ou aprender brincando? O inglês na infância. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 48, p. 229-245, 2009.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132009000200005
TUTZ, L. ; CRISTOVÃO, V. L. L. ; BIAZI, T. M. D. . Gênero Anúncio Publicitário Institucional: uma proposta de leitura para a formação inicial em língua inglesa. Entretextos (UEL), v. 9, p. 119-137, 2009.